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Como apresentar meus projetos [Arquitetos]

Foto do escritor: Equipe SverberiEquipe Sverberi

Atualizado: 11 de mar. de 2019

Você acabou de se formar e não faz ideia como apresentar seus projeto como um profissional? Esse é o artigo que você estava procurando!







Este artigo será rapido e direto, apresentaremos os 2 maiores erros na hora de apresentar um projeto ao cliente e as 2 formas que podem fazer a diferença e garantir a sua venda, então vamos ao que interessa!


1º Erro - Enviar o projeto para o cliente


Pode parecer meio obvio que não se deve enviar o projeto mesmo que seja preliminar para o seu cliente, mas eu garanto que grande parte dos profissionais que estão iniciando no mercado já cometeram esse erro pelo menos uma vez.


Nós temos, por natureza, a mania de dar o beneficio da duvida para todos, inclusive os clientes, as vezes por inocência as vezes por acharmos que ele não saberá o que fazer com o projeto, porem eles sabem sim!

Grande parte dos meus alunos e até mesmo eu já cai na velha historia do: "Manda para eu mostrar para o meu marido" ou "Me manda para eu ver como esta ficando" e depois disso nunca mais viu a cor, nem do projeto, nem do cliente e nem do dinheiro.


Vou ensina-lo como se resguardar desta situação, eis algumas medidas que você pode estar tomando que são completamente normais dentre os profissionais mais experientes e que ninguem te contará:


1º Exija do cliente até 50% do valor como sinal, para dai iniciar a produção dos projetos


Isso impedirá que ele te abandone no meio do projeto e você perca o seu tempo e trabalho, evitará que ele adie a obra por muito tempo, afinal ele já investiu um certo capital e principalmente, caso ele peça para ver o projeto e depois suma ou leve para outro profissional executar, você já terá recebido pelo trabalho feito.

PS: Acredite, eu já recebi fotos de projetos que os clientes foram no escritório do arquiteto, pediram para ver o projeto e tirar foto para mostrar para a família. FIQUEM ESPERTOS!


2º Marque reuniões periódicas para exibir o andamento do projeto


Alguns clientes costumam torcer o nariz toda vez que você pede que ele venha até o seu escritório ou vá na casa deles, porem, quando me deparo com um cliente assim eu já percebo que em algum momento ele dará trabalho, pois afinal, se ele não demonstra interesse pelo projeto e andamento da construção da própria casa, imagina para te pagar?!


Tal pratica é bastante comum entre os profissionais mais antigos, inclusive é de costume que cobrem um valor por reunião ou por visita. Incluir essa pratica em seu processo de trabalho pode lhe render uma renda extra e evitar possíveis dores de cabeça e perca de tempo.


2º Erro - Abrir a planta ou exibir o projeto no seu computador


Vou contar um exemplo simples do "porque" você nunca deve fazer isso:

Certa vez estava na casa de uma cliente, apresentando um projeto em 3D, uma cena em SketcUP + V-Ray, que eu tinha varado a noite renderizando até ficar perfeita, afinal eu iria receber uma grande quantia em dinheiro caso fechasse o projeto. Enquanto eu conversava e apresentava as imagens ela me pediu para troca a cor do quarto de uma das imagens e eu na inocência abri meu notebook e fiz a alteração que ela me pediu.

Ela adorou tudo, falou que estava lindo e maravilhoso e só recisava conversar com o marido dela para fecharmos, eu pensei: Ok! Esta no papo!

No dia seguinte eu liguei para receber um feedback dela e ela me falou a seguinte frase:

" Você esta cobrando tudo isso para fazer a casa do The Sims?" Não vamos mais fechar com você, Obrigada! "

Eu fique pensando que ela estava brincando, mas esse simples erro que eu cometi me custou nada menos que R$3,500, então esta ai a explicação do porque você NUNCA deve abrir o projeto na frente do cliente. Tenho milhões de outras historias, como a que eu cheguei com um projeto em AutoCAD, prontinho, e o cliente começou a pedir que eu mudasse alguns "detalhes", quando eu vi já era 3h da manhã e eu tinha praticamente projetado uma planta nova para ele DE GRAÇA. Fica a dica!


Legal, mas como então eu devo apresentar o projeto para o meu cliente?


1º Plantas Humanizadas

Imagem ilustrativa retirada da internet

Sim, pode parecer simples, mas após eu descobrir o sucesso que as Plantas Humanizadas fazem, eu comecei a apresentar todas as minhas plantas utilizando essa técnica, aumentando minha taxa de conversão de venda em mais de 60%.

Eu explico:

A maioria dos clientes que estão planejando construir, buscam referencia em revistas de decoração, que em sua grande maioria são escritas por especialistas e possuem plantas humanizadas como ilustração. O cliente rapidamente associa a sua planta com o que ele viu na revista e começa a te enxergar como um profissional como os da revista.


Quando você apresenta uma planta ou em AutoCAD ou o projeto simples, nós que somos profissionais, conseguimos entender o que esta representando no projeto, porem boa parte dos clientes são leigos e enxergam apenas um emaranhado de linhas, diminuindo a associação que ele fará com o que tem em mente e diminuindo a possibilidade de você fazer a venda do projeto.


2º Monte uma pasta de projetos




Quando comecei a trabalhar com projetos arquitetônicos, primeira coisa que percebi é que tinha muitos outros profissionais, muito mais renomados e experientes do que eu já atuando no mercado com uma clientela fiel, então comecei a colher projetos desses profissionais para estuda-los e foi então que eu percebi uma coisa muito simples, eles estavam acomodados, já tinha atingido aquele patamar que não precisavam mais ou achavam que não precisavam mais entregar um projeto bem feito e bem elaborado, muitos dos projetos que peguei estava impresso em A3 e enrolado, cheio de marcas de dedos. A partir disso, comecei a entregar meus projetos da melhor forma possivel, como eu acreditava que deveriam ser entregues caso eu fosse o cliente, da seguinte forma:


Todos os projetos que eu elaborava eram impressos em A1, dobrados da forma correta seguindo as marcas e entregue em uma pasta de capa dura com um rótulo lateral com as informações do cliente e do projeto e ao final da fase do projeto eu grava um CD com todos os arquivos (que pertencem ao cliente) e entregava em um pacote final.


Tal método surtiu tanto efeito, que clientes de alto padrão me procuravam pelo cuidado e profissionalismo que eu cuidava dos meus projetos, eles associavam esse cuidado, com o cuidado que eu teria na hora de executar a obra e confiavam em mim para isso, eles associavam isso como um produto de alto padrão, um diferencial no mercado, me permitindo cobrar um valor quase que equivalente aos profissionais mais experientes.


Para este artigo não ficar muito longo, colocamos estas poucas dicas, mas não fique triste, se inscreva em nosso canal do youtube e confira muito mais dicas e técnicas para vender mais e produzir projetos como um profissional!





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